Banco dedados Geográficos do Exército disponibiliza novas funcionalidades para usuários

26/03/2015 15:26

A ferramenta de disseminação dos dados geoespaciais matriciais e vetoriais produzidos pelaDiretoria de Serviço Geográfico (DSG) é o Banco de Dados Geográficos do Exército (BDGEx), que atualmente possui mais de 12.000 produtos para visualização, análise ou download, com seus metadados. Dentre esses produtos, destacam-se os produzidos pelo Projeto“Radiografia da Amazônia”. São as cartas topográficas, ortoimagens coloridas, modelos digitais de superfície e do terreno, modelos de estratificação vegetal e dados geoespaciais vetoriais, produzidos a partir de imagens de radares de abertura sintética (SAR).

BDGEx  é o nó do Exército na Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE), e possui entre suas principais características: o suporte a diferentes formatos de dados, consulta a metadados, navegação visual, downloads, e compatibilidade com os padrões de serviços web do Open Geospatial Consortium (OGC).

produtos geoespaciais Banco dedados Geográficos do Exército disponibiliza novas funcionalidades para usuários

Produtos Geoespaciais disponibilizados no BDGEx

Recentemente, com o objetivo de melhorar os serviços disponibilizados aos usuários, foram implementadas as seguintes novas funcionalidades e melhorias no BDGEx:

  • Filtragem na busca por metadados utilizando polígonos desenhados;
  • Na consulta por navegação, foi incluído atalho para os metadados dos produtos e também um mini-mapa;
  • Na consulta por metadados, foi incluído mapa de referência com a posição do produto no Brasil ;
  • Formulários de metadados reformulados; e
  • Melhorias de performance na visualização de algumas camadas (LandSat7, Carta Topográfica Matricial 1:250.000, Mapa mundi, Estados e Municípios).

Para um futuro próximo, existe a perspectiva de disponibilização de imagens RapidEye® de todo o Território Nacional, a fim de compor mais uma camada no BDGEx. Além disso, estão em trabalho as seguintes novas funcionalidades, que serão disponibilizadas para os usuários:

  • Filtragem na busca por metadados por meio do carregamento de arquivo vetorial (kmz, shp, etc.);
  • Criação de um sistema que permitirá ao usuário salvar o estado da consulta por navegação em uma URL e recuperar este estado ao acessar a mesma URL;
  • Permissão para inserção do formato “Graus-minutos-segundos” na consulta por navegação;
  • Palavras-chave para os metadados das Cartas Topográficas Vetoriais à partir de informações geográficas contidas no próprio produto;
  • Melhoria no sistema de busca da consulta por metadados.

A implementação de novas funcionalidades no BDGEx é uma diretriz da DSG, visando atender melhor o aumento expressivo no número de usuários e downloads. Em 2014 foram realizados 65.000 downloads e o BDGEx tem atualmente 8.800 usuários cadastrados.
“Tudo acontece em algum lugar (no terreno) !!”

Fonte: DSG

—————

Voltar