Falha deixa inoperante o satélite nacional Cubesat
05/03/2015 16:28Após várias tentativas sem sucesso de acionar os equipamentos do cubesat AESP-14 o coordenador do projeto do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), engenheiro Pedro Teixeira Lacava, informou a Agência Espacial Brasileira (AEB) que o satélite de pequeno porte está inoperante.
Apesar da falha, a equipe integrante do projeto avalia que no seu todo ele foi cumprido, pois o objetivo traçado, que era de projetar, construir, testar, certificar e lançar um artefato espacial foi alcançado.
Segundo relatório de Lacava, a falha do cubesat está relacionada a não abertura da antena de transmissão de telemetria, que deveria ocorrer 30 minutos após seu lançamento da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), no último dia 5 de fevereiro.
O sistema estava programado, explica o engenheiro, para sucessivas tentativas, até que houvesse o esgotamento da bateria para esta ação num prazo estimado de quinze dias.
A não abertura da antena é tida como uma fatalidade uma vez que o sistema foi testado e habilitado para voo por não ter apresentado falha nos ensaios realizados no Laboratório de Integração e Testes (LIT), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).
O projeto do AESP-14, apoiado técnica e financeiramente pela AEB, teve como objetivo por em prática o conhecimento adquirido pelos alunos do curso de engenharia aeroespacial do ITA, meta que foi atingida.
Fonte: Aeb
—————